top of page

CLASSIFICAÇÃO DO MEL PRODUZIDO NA REGIÃO DO BAIXO NEIVA

 

A apicultura é uma atividade emergente no Baixo Neiva, no entanto os apicultores desta região comercializam os seus méis a um valor inferior ao valor real e a classificação do mel valoriza comercialmente o produto.

 

A análise polínica do mel permite o conhecimento da sua origem geográfica e botânica que é um aspeto pertinente para a sua classificação.

 

Foi a pensar na valorização de um produto de silvicultura local (mel) que surgiu esta ideia, esperando contribuir para o progresso da região.

 

Assim, este projeto foi constituído pelas seguintes etapas:                                                     

- recolha e catalogação de amostras de méis nos apiários locais;

- realização de preparações microscópicas extemporâneas de mel, tecidos vegetais  e de pólenes;

- recolha de imagens microscópicas dos tipos de pólen presentes nas amostras, com recurso a Câmara microscópica com ligação USB;

- identificação do pólen das amostras pelos alunos do 3º ciclo com apoio de informação bibliográfica;

- divulgação dos resultados aos apicultores para poderem colocar nos rótulos a classificação do mel produzido nos seus apiários;

- divulgação do projeto à comunidade através da imprensa local, internet e com uma mostra interativa na escola.

 

Para os apicultores foi facultado um Workshop sobre apicultura em parceria com a APIMIL e LabApis, contribuindo para o desenvolvimento e sustentabilidade da atividade.

 

As amostras analisadas mostraram que os méis eram Multiflorais com predominância de pólenes de eucalipto, o que vai ao encontro da flora local e da localização dos apiários.

 

Este projeto irá permitir aos apicultores locais classificarem os seus méis e possivelmente conseguirem uma comercialização mais justa e sustentável.

 

Escola Básica do Baixo Neiva

© 2015 David Pires

bottom of page